mini site o que é
Créditos: Fabian Irsara, via Unsplash

Nesse artigo eu vou te explicar o que é um mini site e como ganhar dinheiro com mini sites em 2022.

Apesar das mudanças sofridas de 2018 para cá com a atualização do algorítimo do Google, essa ainda é uma estratégia rápida de ser implementada e que não requer produção de conteúdo intensa e constante como outras estratégias requerem.

Se você quer criar um mini site para ganhar dinheiro e fazer vendas como afiliado, fica aqui comigo até o final.

O que é um Mini Site?

Os mini sites costumavam ser pequenos blogs com poucas páginas, geralmente contendo de 1 a 3 artigos focados em promover um único produto.

Porém, em 2018 o Google atualizou o seu algoritmo e esse tipo de site perdeu relevância para outros com conteúdos mais aprofundados.

Com isso os mini sites precisaram se reinventar e agora são feitos com conteúdo um pouco mais profundos e contam com mais fontes de tráfego do que contavam antigamente.

Pessoalmente, eu acho essa mudança ótima, pois separa os profissionais dos amadores.

Além disso, mesmo nesse novo formato, os artigos do mini site continuam sendo todos focados em vendas (diferente de um blog autoridade) e quando prontos demandam pouco tempo de administração.

Vantagens do Mini Site para Afiliados

  • Boa Conversão: como as pessoas chegam ao site através de pesquisas no Google (ou outras redes de pesquisa) a intenção de compra já existe e a chance de conversão é muito maior. Isso é bem diferente de anúncios no Facebook ou Instagram, onde o seu anúncio passa por centenas de pessoas que não estão procurando ativamente pela sua oferta.

  • Fácil Administração: você não precisa criar conteúdo o tempo todo. Uma vez que seu mini site está montado, você só precisa acompanhar o desempenho das fontes de tráfego e fazer pequenos ajustes quando perceber novas oportunidades.

  • Você não precisa aparecer: se você não quer aparecer, gravar vídeos, fazer stories, etc, aqui você não precisa.

  • Vendas no Piloto Automático: com o seu mini site recebendo tráfego qualificado, as vendas vão acontecendo sem você estar ali presente

  • Diversos Nichos: você pode atuar em diversos nichos, explorando várias oportunidades de mercado ao mesmo tempo.

  • Você não precisa ser um especialista no nicho: diferentemente de um blog autoridade, aqui você não cria conteúdos didáticos. O único objetivo do mini site é trazer pessoas para o artigo e converter em vendas – e para isso existe um método, uma sequência de passos que o artigo tem que seguir.

  • Você não precisa abordar as pessoas: você não precisa abordar as pessoas e ficar oferecendo o seu produto. Além de ser chato, isso pode ser considerado spam. Com o mini site você posiciona o seu conteúdo para ser encontrado por quem tem interesse no assunto.

Como Fazer um Mini Site

Vamos para a parte prática?

Nos pontos a seguir eu revelei os bastidores de um mini site de sucesso e o passo a passo que você precisa seguir para ter resultados com essa estratégia.

Infelizmente, eu sei que muitos leitores ficarão pelo caminho.

Esse é um conteúdo denso e somente aqueles que estão realmente decididos a colocar a mão na massa para mudar de vida vão ler com atenção até o final.

Se você faz parte desse seleto grupo de pessoas dispostas a fazer acontecer, vem comigo que eu tenho um conteúdo valioso para te entregar.

Defina o Nicho

Antes de mais nada, você precisa definir o nicho de atuação do seu site.

Antigamente os mini sites eram criados para divulgar apenas um produto.

Porém, atualmente, você pode e é interessante focar no nicho ao invés de no produto.

Dessa forma, você pode trocar o produto divulgado caso necessário (por exemplo, caso você encontre um produto com conteúdo melhor ou que vem apresentando maior conversão).

Além disso, focar no nicho te permite vender produtos complementares ao principal e que já são do interesse daquele público que você atraiu.

Como o foco do mini site é aparecer nas pesquisas do Google, uma boa escolha de nicho é aquela que identifica uma oportunidade de SEO.

Se você não sabe o que é SEO, fica tranquilo que mais para frente nesse artigo eu entro em detalhes.

Por enquanto, eu quero te mostrar um exemplo de boa oportunidade de SEO.

Para exemplificar, vamos supor que você quer fazer um mini site para vender esse curso que está disponível na Hotmart:

mini site exemplos

Antes de tomar sua decisão e criar o site, você precisa verificar se esse tópico tem boa procura e se é fácil de ranquear na primeira página do Google.

Para isso nós utilizamos ferramentas como o Ubersuggest.

Nesse exemplo, eu verifiquei a busca por “Curso de Alongamento de Unha”. Olha o resultado:

ubersuggest
Print de pesquisa no Ubersuggest realizada em 30/08/2021

O que essa imagem nos mostra é que mensalmente cerca de 8.100 pessoas fazem essa busca no Google.

E ali na última coluna a nota 27 pintada de verde nos diz ser uma palavra-chave fácil de ranquear.

Portanto, na hora de escolher um produto que será o foco do seu site, o seu principal trabalho é pesquisar as palavras-chave envolvidas (o máximo de palavras-chave que puder) e verificar se apresentam boa oportunidade de SEO.

Monte a sua Estrutura

Em primeiro lugar, você precisa ter um domínio e uma hospedagem.

Isso vai te custar cerca de R$12 por mês (ou R$8,99 através desse link com desconto aqui)

Pessoalmente, eu te recomendo fazer o Plano M, pois nele você pode hospedar mais de um site, diferentemente do Plano P.

Feito isso, é só você instalar o WordPress e escolher um tema para o seu site.

Existem centenas de temas gratuitos para você escolher e customizar. O que eu utilizo é o CloudPress Business.

Se possível, instale também o Plugin Fiat Linx.

Todos os Blogs e Mini Sites de sucesso tem o Fiat Linx instalado e não é a toa que ele é tão famoso entre os top afiliados, muitas vendas quase perdidas são salvas graças a ele.

Eu tenho um artigo explicando o que é e como funciona esse plugin, para saber mais é só clicar aqui.

Com a estrutura do seu mini site pronta, nós vamos para o conteúdo.

Crie Artigos de Alta Conversão

A qualidade do seu artigo de conversão vai impactar diretamente na quantidade de vendas que você realiza.

De nada adianta ter toda a estrutura e trazer pessoas para o seu site se o seu conteúdo não for conversivo.

Existem alguns modelos de artigo que você irá utilizar no seu mini site:

  1. Foco no Produto
  2. Conteúdo – Produto
  3. Foco no Conteúdo

Esses três modelos de artigos são utilizados de forma estratégica na Jornada de Compra do Lead, levando o potencial cliente do topo para o fundo do funil.

Exemplificando, vamos ver um de Funil de Vendas no nicho de emagrecimento:

funil de interesse

Atraia Visitantes para o seu Site

Sem pessoas visitando o seu site, nada do que foi feito até aqui vai servir, não é mesmo?

Existem muitas formas de trazer pessoas para o seu site, mas o objetivo principal do mini site é ranquear na primeira página do Google para determinadas buscas e receber visitantes a partir daí.

As técnicas utilizadas para ranquear no Google são chamadas SEO, e estão sendo utilizadas ao longo de todos os passos que eu te mostrei até aqui.

Primeiramente, na etapa de definição do nicho, você viu que é necessário pesquisar as palavras-chave que envolvem o produto à venda e observar se é possível ranquear para aqueles termos.

Posteriormente, na estruturação, faz diferença no seu SEO ter uma boa hospedagem, como a que eu te recomendei.

O Google avalia diversos fatores “on-site” como velocidade de carregamento da página, propagandas pelo site, palavras-chave do domínio e por aí vai, fatores esses que serão impactados pela qualidade da hospedagem que você escolher.

Por último, ao escrever seus artigos, também há muito SEO envolvido.

Todo o conteúdo é criado com base nas palavras-chave pesquisadas inicialmente e ao longo do texto mais técnicas são aplicadas.

Eu gosto muito de trabalhar com SEO e vejo inúmeras vantagens nesse modelo! Enumerei alguns desses benefícios abaixo.

Vantagens em Trabalhar com SEO

  • Decisões com Base em Dados: SEO não é um jogo de adivinhação. Você não vai gastar tempo e energia desenvolvendo um conteúdo que você não sabe se as pessoas querem. O seu trabalho é feito de forma eficiente, usando dados para saber onde investir seu tempo.

  • Leads Qualificados: as pessoas que chegam ao seu conteúdo já sabem que tem um problema e já estão em busca de uma solução. A conversão de vendas por leads atraídos através desse canal é muito maior do que se comparado às redes sociais.

  • Tempo de Vida do seu Conteúdo: a vida útil dos conteúdos que você cria é enorme, e você ainda pode editar um artigo existente sempre que necessário para que continue atualizado.

  • Foco nos Bastidores: nas redes sociais parece que todo mundo quer mostrar uma vida incrível, né? Com frequência eu tenho a sensação de que é muita propaganda para pouca entrega. Mas trabalhar com SEO é sobre focar nos bastidores, o que é especialmente bom para quem não gosta de se expôr.

Seu Mini Site na Primeira Página do Google

Ao longo desse texto você aprendeu diversas técnicas de SEO, como eu enumerei anteriormente.

Eu tenho certeza que qualquer pessoa pode aprender as técnicas e dominar a arte de posicionar na primeira página do Google.

E uma vez que você posicione… as vendas vão acontecer naturalmente.

Se você gostou dessa estratégia e quer criar um mini site para ganhar dinheiro, eu recomendo que você siga o passo a passo dado no Fórmula Negócio Online.

Nesse curso o Alex mostra no detalhe tudo que você precisa saber: como configurar seu site, como fazer artigos de alta conversão, como posicionar no Google com técnicas de SEO, estratégias extras de tráfego…

É um curso realmente muito completo e, na verdade, o que você vai ter em mãos te ensina muitas outras estratégias além de mini sites.

Esse é o curso que eu faço e que eu recomendo para todos que querem ganhar dinheiro trabalhando através da internet.

Para saber mais, clique no botão abaixo:

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e, qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que eu vou te responder.

Abraços e até o próximo post!