Como viralizar no Reels?

Sem dúvida essa é uma pergunta comum entre os criadores de conteúdo que trabalham com o Instagram.

Afinal, o Reels é hoje uma das melhores ferramentas para crescer de forma orgânica na plataforma.

Aliás, o próprio Instagram já anunciou que vídeos são o futuro da plataforma e que esse formato terá maior entrega, o que significa alcançar mais pessoas sem precisar investir em anúncios.

Além disso, funcionalidades novas sempre possuem alcance maior, pois é do interesse do Instagram incentivar os criadores de conteúdo a experimentarem ferramentas recém-lançadas.

Portanto, para você aproveitar ao máximo essa oportunidade de crescer seu perfil de forma orgânica, eu trago 6 dicas nesse artigo para você fazer Reels que Viralizam.

Como Viralizar no Reels

Antes de partir para as dicas, eu quero te lembrar que não é um elemento isolado que fará seu Reels viralizar.

É o conjunto dos fatores que fará com que seu Reels tenha uma boa performance, ok?

Dito isso, vamos logo para as dicas:

Escolha as Melhores Músicas para usar no Reels do Instagram

Primeiramente, não tenha medo de utilizar as músicas que estão virando tendência.

Quando assistir um Reels com um áudio bacana que pode ser adaptado para o seu nicho, verifique como está o desempenho do áudio – se ele está sendo bastante utilizado ou não.

Você pode ver isso clicando no nome do áudio no canto inferior da tela e assim que abrir a tela do áudio, logo abaixo do nome da música/áudio, você verá quantos Reels já foram feitos com ele.

A lógica aqui (e isso é especulação porque o Instagram não divulga muitos detalhes) é que o Insta entende que as pessoas estão gostando e engajando com aquele som – e assim sendo, tudo que retém o público, o Instagram entrega para mais pessoas.

Porém, lembre-se de que o vídeo tem que estar sincronizado ao áudio e o tema tem que estar alinhado com o seu cliente ideal.

Caso contrário, você pode até viralizar, mas atrair pessoas que não são os seus compradores.

Além disso, outro truque que muitos criadores de conteúdo “grandes no mercado” dizem que ajuda é usar áudios originais.

Conforme se diz por aí, “tudo é teste”, e infelizmente não da para fugir totalmente dessa máxima.

Afinal de contas, o algoritmo do Instagram está sempre mudando e como profissionais que utilizam essa ferramenta para trabalho, precisamos estar sempre testando e medindo o impacto de cada alteração.

Por enquanto, experimente fazer Reels com essas duas opções (áudios tendência e áudios originais) e veja se algum deles tem melhor performance para você.

Gere Conexão e Identificação

Antes de mais nada, as pessoas engajam com um Reels quando se identificam com ele.

Por isso é importante que você produza conteúdo mantendo sempre a sua persona em mente.

Algumas formas de fazer isso:

  • Indiretas

Sabe aquela opinião que seu cliente ideal gostaria de expressar publicamente, mas não tem coragem?

Pois então, compartilhar o seu vídeo é uma forma muito mais fácil para ele de dar aquela indireta, sem ter que “falar diretamente”.

Por isso vídeos de indireta geram muito compartilhamento.

Só para ilustrar, segue um exemplo de vídeo indireta:

  • Conteúdos Compartilháveis

Um conteúdo compartilhável é aquele que faz a pessoa pensar “essa sou eu!”, “é exatamente assim que acontece/ que eu me sinto” ou “isso parece muito com a fulana minha amiga”.

Em síntese, são conteúdos onde a pessoa se enxerga, ou enxerga alguém que ela conhece. E quando isso acontece, a pessoa compartilha – seja nos stories dela ou diretamente para um amigo.

Portanto, para fazer Reels que causem essa impressão, pense nos seguintes pontos:

– Quais as pequenas dificuldades que seu avatar enfrenta no dia a dia?

– Quais as pequenas alegrias que ele encontra pelo caminho?

– Como ele se sente nessas situações?

Você pode fazer um vídeo para cada situação que você identificou, expressando a cena de forma bem-humorada.

Dessa forma você gera identificação e traz leveza para o tema, gerando mais engajamento e compartilhamento.

Aumente o Watch Time dos seus Reels

“Watch time” significa algo como “tempo de visualização”, e nada mais é do que quanto tempo a pessoa assistiu ao seu vídeo, quantas vezes ela assistiu, etc.

Como o Reels é um vídeo curto, fazer com que a pessoa assista mais de uma vez é uma boa estratégia para aumentar o seu Watch time e viralizar no Reels.

Algumas dicas para que você aumente o tempo de visualização dos seus Reels:

  • Gatilho da curiosidade: antes de entregar o conteúdo, comece gerando curiosidade. Isso vai fazer com que a pessoa assista até o final.
  • Coloque o conteúdo por pouco tempo: quando você faz a informação relevante passar rápido, a pessoa precisa assistir mais de uma vez para conseguir pegar todas as dicas – por consequência levando seu watch time para o alto.
  • Efeito Looping: looping é esse efeito visual onde você não percebe que o vídeo acabou e, por isso, acaba assistindo mais de uma vez.
  • Surpreenda: faça algo que saia do comum e surpreenda a sua audiência. Aqui vale soltar a criatividade, mas uma forma comum de fazer isso sem ter que “se vestir de palhaço” é através de edições de vídeo – e não é difícil como parece, no tópico 5 eu falo mais sobre esse assunto.

Exemplo de um Reels que tem efeito Looping e uma edição surpreendente:

Incrível, né?

Eu posso assistir esse Reels mil vezes sem cansar, rs.

Sem dúvidas é mais fácil viralizar no Reels com um vídeo criativo como esse.

Entregue Conteúdo de Valor

O feijão com arroz bem feito funciona e traz resultado.

Dê dicas úteis. Crie conteúdo que ajude a resolver os problemas da sua audiência.

Você pode fazer isso combinando com outras estratégias, como a do gatilho da curiosidade ou usando as músicas que são tendência, por exemplo.

Conforme eu disse no início do texto, não é uma estratégia sozinha que fará você viralizar no Reels.

Por isso, brinque com as possibilidades!

E NÃO, você não precisa fazer dancinha para isso.

Olha esse exemplo de puro conteúdo, sem precisar fazer dancinha:

Faça Edições Criativas nos seus Reels

Atualmente não é mais necessário saber mexer em programas caros e complicados de edição de vídeo para fazer edições criativas e surpreendentes.

Você pode fazer inúmeras transições e efeitos de vídeo com aplicativos gratuitos e diretamente no seu celular.

Olha esse exemplo de vídeo com uma edição de clone:

E não é difícil de fazer! Você pode usar o aplicativo Capcut para fazer gratuitamente.

Se você tem um pouco de dificuldade em mexer nessas coisas, eu recomendo que você faça o REELS das Galáxias.

Nesse curso o Alex te mostra passo a passo, na tela do celular, onde você precisa clicar e cada etapa que você precisa seguir para criar cada efeito.

Ele ensina diversas edições incríveis, como essa do clone que mostrei acima, efeito boomerang, efeitos sonoros, entre muitos outros.

Se você quer saber mais sobre o Reels das Galáxias, é só clicar no botão abaixo:

Acompanhe os Insights dos seus Reels no Instagram

Por último, depois de toda a produção e divulgação dos seus Reels, não deixe de analisar os resultados com calma e atenção.

Os Insights são o quadro de resultados do seu Reels: quantas reproduções teve, quantas pessoas alcançadas, quantos compartilhamentos, comentários, etc.

Isso é gratuito e oferecido pelo Instagram no próprio aplicativo, mas é preciso que você tenha uma conta business para ter acesso.

Se você não sabe como ver os insights do seu Reels no Instagram, siga esses passos:

  1. Entre no seu perfil
  2. Clique em “Painel Profissional” no topo da tela
  3. Vá em “Ver todos os insights” ou então “insights”

Estou pensando em criar um artigo explicando em profundidade como analisar as métricas do Instagram, e qual métrica é relevante para cada tipo de objetivo: venda, construção de autoridade, crescimento de perfil, etc.

Se você gostaria de um artigo completo sobre esse tema, me fala nos comentários que você tem interesse para eu saber. 🙂

Se restou qualquer dúvida, fique à vontade para mandar nos comentários também.

Espero que esse artigo tenha sido útil e te espero no próximo post!


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