Caixinhas de Pergunta Animadas sem dúvidas chamam a atenção e fazem com que seu público te note mais.

Sempre que eu via os Stories de perfis grandes no Instagram com caixinhas de perguntas diferentes e animadas, eu jurava que eles contratavam designers profissionais para fazer tal produção.

Até que recentemente eu descobri uma plataforma nova, bem semelhante ao Canva, que oferece dezenas de templates prontos e editáveis, gratuitamente, para serem usados nas Caixinhas de Pergunta do Instagram.

Nesse artigo eu vou te apresentar essa nova plataforma gratuita onde você encontra os templates.

Ao final compartilho dicas extras de como você pode estimular a interação para que sua audiência engaje e mande perguntas para você.

Vamos lá?

Trakto: O que é? Como funciona?

Site Trakto

A Trakto é uma ferramenta para criação e edição de imagens e é super fácil de usar.

Ela é 100% online, o que significa que você não precisa instalar nenhum software no seu computador, basta entrar no site a partir de qualquer navegador e fazer seu login.

Vale dizer também que eles são uma empresa brasileira!

Não sei vocês, mas eu fico feliz em apoiar empresas brasileiras sabendo que o crescimento delas gera mais empregos no meu país.

Você pode fazer seu cadastro na plataforma clicando aqui.

Templates Gratuitos para Caixinha de Pergunta Animada no Instagram Stories

Uma vez que você criou o seu cadastro, você vai ver que existem vários templates pré-prontos para diferentes temas e formatos: modelos para restaurantes, capas para Reels, designs temáticos para inverno, modelos de imagem para perfil do Instagram… Seguindo nessa lista você vai encontrar a categoria “Caixinhas de Perguntas Animadas”

Dentro dessa categoria você vai encontrar dezenas de opções de caixinhas – algumas pagas, mas a maioria gratuita.

Você pode selecionar aquela que mais te chama a atenção e editar: colocar a sua foto, alterar o fundo, alterar as cores para a paleta de cores da sua marca…

O céu é o limite!

Use a criatividade e explore o máximo de caixinhas que conseguir, isso com certeza irá chamar a atenção da sua audiência, fazendo com que eles lembrem de você por mais tempo.

Como ter mais Engajamento nas Caixinhas de Perguntas

A não ser que você já tenha uma audiência aquecida, que te vê como autoridade e busca pela sua opinião… Somente colocar um Story com a caixinha não vai ser o suficiente para de fato receber perguntas e interação.

Algumas dicas para você aumentar o engajamento das suas Caixinhas de Perguntas:

Contextualize

Contextualize o tema sobre o qual as pessoas devem fazer perguntas. Se você está começando e tem pouco engajamento, quanto menos abrangente o tema da sua caixinha, melhor.

Deixe claro porque você é uma pessoa apta a falar sobre aquele tema, e então avise que vai deixar uma caixinha para as pessoas tirarem as dúvidas delas.

Um exemplo seria: “estou fazendo um curso sobre tal assunto, e estou amando! Sei que muita gente quer ____, mas tem medo de ____ e por isso fica na dúvida sobre ______. Por isso eu decidi abrir uma caixinha para vocês mandarem as dúvidas de vocês sobre esse assunto e sobre o curso, se quiserem que eu fale mais sobre ele.”

Peça Respostas, mais do que Perguntas

Uma resposta pode expressar uma dúvida, ou algo que a pessoa tem interesse em saber mais, sem necessariamente ser feita em formato de questionamento.

Um exemplo disso é uma caixinha com a pergunta: “qual o seu maior obstáculo ou dificuldade na hora de vender?”

As pessoas vão responder com poucas palavras o que trava elas quando o assunto é vendas, e você responde com dicas de como essa questão pode ser superada.

Essa dica vale junto com a do contexto, ok?

Comece falando sobre uma dúvida ou dificuldade comum do seu nicho, diga uma dificuldade que você tinha quando começou, e depois pergunte qual a maior dificuldade do seu público sobre aquele assunto.

Dessa forma eu tenho certeza que você terá pessoas respondendo a sua caixinha!

Use como um CTA

CTA é uma sigla em inglês que significa call-to-action, ou chamada para ação em português.

Se você utiliza iscas digitais na sua estratégia de vendas, você pode muito bem usar a caixinha de perguntas como um CTA.

Exemplo: “somente hoje eu vou liberar um e-book falando sobre _____. São mais de X páginas falando como você pode superar ____ e conquistar _____. Se você quer receber uma cópia desse e-book gratuitamente, manda um “eu quero” aqui na caixinha de perguntas que eu vou te enviar o link no Direct.”

Conclusão

Espero que você tenha gostado das dicas e que elas te ajudem a ter mais engajamento no seu Instagram.

Se ficou alguma dúvida, pode mandar nos comentários que eu vou te responder com o maior prazer.

Um abraço e até o próximo post!